Fóruns
DATA: 7 de dezembro
HORA: 15h00
LOCAL: Coimbra, Sindicato dos Médicos do Centro (SMZC - Rua de Tomar, n.º 5-A, 3000-401 Coimbra)
As mulheres são a maioria dos médicos no terreno, e estão proporcionalmente representadas nos corpos dirigentes e de delegados dos sindicatos da FNAM, contrariando a tendência das estruturas sindicais em Portugal.
No passado dia 16 de novembro realizou-se o 4º Fórum FNAM, sobre “o papel das mulheres na luta sindical”.
Foram apresentados dados concretos sobre a distribuição das mulheres no mundo do trabalho, assim como a sua representação no terreno sindical. No SNS, as diferenças de género ainda persistem nas funções de direção e coordenação, havendo ainda todo um caminho a percorrer, para que a igualdade se concretize na sua plenitude.
Realizamos ainda duas homenagens, justas e sentidas, às médicas Adélia Pinhão e Pilar Vicente, que lutaram e defenderam o SNS, deixando um marco no sindicalismo médico que inspira e motiva as gerações vindouras.
Com uma plateia cheia pudemos ouvir as sociólogas Maria da Paz Campos Lima, investigadora no ISCTE, e Raquel Rego, professora no ISCTE, as médicas Maria Francisca Silva, interna de Medicina Geral e Familiar, e Diana Póvoas, dirigente sindical e médica especialista em Doenças Infeciosas. A moderação esteve a cargo da presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá.
Esta iniciativa s aconteceu no âmbito de fóruns temáticos, a decorrer ao longo de 2024, sob o mote: “Evolução em 50 anos de Liberdade e qual o Futuro?”. O 5º e último Fórum de 2024 está marcado para dia 7 de dezembro, em Coimbra, sobre “Carreira e Internato Médico”.
Disponibilizamos as apresentações realizadas:
Raquel Rego [ver aqui]
Homenagem a Adélia Pinhão, por Diana Póvoas. [ver aqui]
Homenagem a Pilar Vicente [ver aqui]
Quem não tenha conseguido estar presente poderá rever aqui alguns dos momentos e o Fórum na íntegra no Youtube da FNAM.
Fóruns futuros:
- 7 de dezembro, Coimbra | Carreira e Internato Médico
Fóruns passados:
- 16 de novembro, Lisboa | O papel das mulheres na luta sindical
- 21 de setembro, Porto | Assédio Laboral
- 29 de junho, Coimbra | Unidades Locais de Saúde
- 1 de junho, Lisboa | Grelhas salariais - As condições de trabalho médico
O assédio laboral é uma realidade a que muitos médicos são inaceitavelmente sujeitos, sendo os médicos internos os mais afetados. O assédio leva à saída de médicos do SNS e prejudica o funcionamento das suas instituições. Neste Fórum, realizado no Porto, o Assédio foi debatido na perspetiva jurídica pelas advogadas Rita Garcia Pereira e Maria Antónia Beleza; clínica, pela psiquiatra Ana Matos Pires; e assistimos a uma partilha de experiências com os médicos Teresa Sevivas e Vasco Rolo.
Disponibilizamos as apresentações de cada um dos oradores:
Esta iniciativa surge no âmbito de fóruns temáticos, a decorrer ao longo de 2024, sob o mote: “Evolução em 50 anos de Liberdade e qual o Futuro?”
Quem não tenha conseguido estar presente ou ver online, poderá rever o Fórum na íntegra no Youtube da FNAM e um resumo um resumo nas redes sociais.
Fóruns futuros:
- 16 de novembro, Lisboa | O papel das mulheres na luta sindical
- 7 de dezembro, Coimbra | Carreira e Internato Médico
Fóruns passados:
- 21 de setembro, Porto | Assédio Laboral
- 29 de junho, Coimbra | Unidades Locais de Saúde
- 1 de junho, Lisboa | Grelhas salariais - As condições de trabalho médico
A FNAM está a organizar cinco Fóruns temáticos, a decorrer ao longo de 2024, sob o mote: “Evolução em 50 anos de Liberdade e qual o Futuro?”.