A Federação Nacional dos Médicos junta o Sindicato dos Médicos do Norte, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, defendendo os direitos, aspirações e interesses dos médicos e do Serviço Nacional de Saúde.  A Federação Nacional dos Médicos junta o Sindicato dos Médicos do Norte, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, defendendo os direitos, aspirações e interesses dos médicos e do Serviço Nacional de Saúde. 

Manifestação Pública do Hospital de Santo Tirso

Calendário
FNAM
Data
15.03.2025 15:00 - 18:00
Localização
Santo Tirso

Descrição

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) têm estado lado a lado com o Movimento de Utentes do Hospital de Santo Tirso (MUHST). Estaremos na manifestação do próximo dia 15 de março, que partirá da Câmara Municipal em direção ao Hospital, pela manutenção da sua gestão pública.

A FNAM e o MUHST voltam a defender a gestão pública do Hospital de Santo Tirso, para salvaguarda dos interesses dos utentes e das condições e vínculos laborais dos médicos que aí trabalham, que estão protegidos pelos acordos coletivos de trabalho.

Hospitais como o de Santo Tirso, que foram alvo de investimentos significativos para melhorar a infraestrutura na ordem dos 5,3 milhões de euros, não faz qualquer sentido que o Ministério da Saúde ainda liderado por Ana Paula Martins transfira a gestão de instituições do SNS para fora da esfera pública.

Estes processos, além de exporem os utentes, colocam os médicos e os demais profissionais de saúde confrontados com lógicas alheias ao superior interesse do utente, onde pontificam indicadores de produção de tipo “industrial”, instigando e deixando os profissionais reféns de suplementos e da precarização das relações laborais.

Esta é uma situação que não se limita ao Hospital de Santo Tirso, e a FNAM está atenta a todos os processos em curso ou em planeamento e agirá, em todos eles, em conformidade com a salvaguarda dos interesses dos médicos e dos utentes.