A 23º etapa da tour da FNAM realizou-se no Hospital de Chaves, para esclarecer os médicos sobre o processo negocial e comunicar o que ainda seria necessário para garantir um acordo que valorize a nossa profissão, com uma atualização salarial justa e condições de trabalho dignas.
Durante a reunião foi possível tomar conhecimento dos problemas específicos dos médicos que exercem funções no interior do país. Os médicos sentem-se ainda mais abandonados e têm falhas em diversas especialidades, mas também no número de médicos para a carga de trabalho existente, como é exemplo a falta de cirurgiões para a quantidade de doentes à espera de cirurgia.
Os médicos do Hospital de Chaves reiteram ser inaceitável que a urgência sejamantids à custa do trabalho suplementar,e que médicos escalados para a urgência interna sejam coagidos a a dar apoio à urgência externa, sabendo o Conselho de Administração que essa prática além de ilegal, coloca médicos e doentes em risco.
A FNAM considera que a resolução dos problemas dos médicos que exercem funções no interior do país, apenas podem ser resolvidos com a contratação de mais médicos para trabalhar no SNS de forma transversal, através da melhoria das condições de trabalho e a devida valorização salarial, lutando para que nenhuma região seja esquecida.