Voltar à página de entradaInício

Adicionar aos FavoritosFavoritos

Subscrever a Newsletter da FNAMNewsletter

Enviar uma mensagem à FNAMCorreio

 Pesquisar na página da FNAMPesquisar Sindicalizar
 

NOTA DE LEITURA


Hospitais – fundação ameaçam o futuro do N.H.S.
(Serviço Nacional de Saúde)


A Unison divulgou no seu site uma notícia (19/02/2003) sobre os chamados hospitais-fundação (www.unison.org.uk/news/news_view.asp?did=661).

Esta designação refere-se ao mesmo tipo de enquadramento legal que levou à recente criação dos “hospitais S.A.” no nosso país.

Segundo a Comissão Especial de Inquérito da Saúde, constituída por deputados do Parlamento britânico, os hospitais-fundação “ameaçam conduzir o sector privado profundamente para o coração do NHS”.

Sob os planos governamentais, cerca de 12 hospitais serão escolhidos para ficarem libertos do controlo governamental em Abril de 2004, numa medida que o secretário da saúde, Alan Milburn chamou “o espírito do serviço público empresarial”.

Entre a longa lista de preocupações, o estabelecimento dos hospitais-fundação conduzirá a 2 classes de serviços de saúde, reforçando as iniquidades na distribuição dos cuidados de saúde.

O secretário-geral da Unison, Dave Prentis, afirmou que “através da reintrodução do mercado interno no NHS o governo está condenado a repetir os erros do passado conservador”. E “quando as companhias privadas tiverem o controlo total na prestação dos cuidados de saúde, os custos irão disparar e as reais opções dos doentes desaparecerão. Os lucros irão competir com as necessidades e os cuidados de saúde serão uma lotaria decidida a nível local”.

Como se pode verificar facilmente por esta notícia, o Governo português continua a “importar” um modelo que suscita críticas contundentes em países como a Grã-Bretanha e cujos resultados práticos desmentem toda a propaganda inicial que pretendem justificar as medidas adoptadas.

Mário Jorge Neves

 
 

Sul

Centro

Norte
 


Revista dos Médicos - Jan-Set/03
ONLINE
Documento em formato PDF
(433K)
Legível com Acrobat Reader

 
 



Seguro Nacional de Saúde nos Estados Unidos:Um drama em demasiados actos.
Prof. Milton Terris


Como as 5 grandes empresas de contabilidade influenciam e beneficiam com a política privatizadora
( Grã-Bretanha )

 

Federação Nacional dos Médicos
Rua de Tomar, n.º 5-A - 3000-401 Coimbra
Tel: 239 827 737 - Mail:
fnam@fnam.pt